domingo, 23 de maio de 2010

Visita dos Adolescentes à Exposição


No dia 21 de Maio, eu Fábio Alves, levei os adolescentes para visitar a Exposição com os trabalhos artísticos que eles produziram.
Foi muito bacana ver a expressão deles ao verem seus trabalhos sendo vistos por várias pessoas

A seguir eu posto algumas fotos da visita.












No Jornal O Vale!



No Jornal O Vale do dia 19 de Maio saiu uma foto sobre a Exposição No Vale Sul


Exposição no Shopping Vale Sul






Do dia 17 à 22 de Maio aconteceu a exposição com os quadros dos adolescentes do núcleo de Artes Visuais da Nossa Unidade. Abaixo a matéria que saiu no Site da Prefeitura Municipal de São José dos Campos


17/05/2010
Alunos da Fundhas fazem releitura de grandes artistas

A exposição “O Pop não poupa ninguém” reúne obras de alunos da Fundhas Petrobras até o dia 23, no Vale Sul Shopping, em São José dos Campos. O trabalho é uma releitura de Andy Warhol e outros artistas, revelando o talento dos jovens joseenses. A mostra pode ser visitada das 10h às 22h.

A exposição utiliza as técnicas da “Action Painting” que se vale do próprio corpo em movimento, como uma dança realizada sobre a tela que recebe as gotas e fios da tinta, criando trabalhos únicos. Essa técnica foi desenvolvida pelo pintor norte-americano Jackson Pollock, na década de 50.
Em outras obras foram utilizadas fotos de celebridades levadas ao contexto da “Pop Art”, movimento popularizado por Andy Warhol nos Estados Unidos, nas décadas de 60 a 80. Warhol tornou a sua arte o mais industrial possível, utilizando métodos de produção em massa como a serigrafia.
Outros trabalhos criados foram influenciados pela arte do brasileiro Romero Britto com as cores e texturas únicas, que são reconhecidas desde embalagens de sabão em pó, vidros de perfumes e nas casas de várias celebridades ao redor do mundo.


Histórico

No fim ano passado e no início de 2010, o educador Fábio Alves buscou desenvolver a educação do olhar por meio do Ensino da Arte, especificamente a contemporânea. O objetivo foi dar significado às aprendizagens vivenciadas pela criança e adolescente.
Os trabalhos foram criados por estudantes da faixa etária de 12 a 14 anos. No início, segundo o educador social, as pessoas “duvidavam” que o trabalho era feito por crianças. Para diremir dúvidas, as etapas foram filmadas e o trabalho pode ser conferido no blog artepetrobrasfundhas.blogspot.com.